sábado, 20 de abril de 2019

A vida e o tempo de ENEM e de outros Vestibulares

Primeiramente, a paciência precisa estar presente na vida de quem é vestibulando, se você não possui, você precisa saber conquistar essa paciência e a persistência para atingir o que tanto almeja, em segundo plano, existe o amor pelo estudo, não somente a imparcialidade na frente de tantos deveres, mas amar, sentir prazer em estudar, cada um pode descobrir o que mais se adequar à você mesmo, até porque para mim eu tenho um padrão, um ritmo, e você pode ter outro, mas isso não faz de ninguém mais preparado ou menos preparado, eu realmente pratico todos os dias o que mais funciona no meu caso, e não tentar seguir o padrão de terceiros, mas seguir o meu padrão, não deixando a cobrança de lado.

Eu realmente tenho o hábito (seja isso em certos momentos ótimo para mim, como também prejudicial) de me cobrar além dos limites, mas eu penso mesmo que isso seja necessário, e estamos na vida para nos desafiar à todo o instante, não é mesmo? Claro que, como todo o ser humano, tem certos momentos que precisamos saber que não podemos ultrapassar os limites, porém, seja que você esteja se preparando para ENEM ou para qualquer vestibular de toda a natureza, sabe que, em muitos momentos é necessário você fazer um esforço redobrado, passar dos limites do que a própria banca te cobra.

Se você aprende isso, você tem que pôr em prática, e no meu caso, em momentos que eu penso demais, eu simplesmente trabalho todos os dias para pensar só no principal: é o estudo que me deixa mais perto da faculdade que eu sonho, acredito que já perdi as contas quantas vezes eu fiquei mal, e desabei, e claro, com a minha onda de perfeccionismo que eu tenho em tudo que faço (seja isso em certos momentos bom, e em outros, terrível), sempre aponto meus erros, ou melhor, eu só dou a maior margem aos meus erros, e esqueço, ou não dou tanta credibilidade aos meus acertos, em uma auto-sabotagem tamanha que realmente quando abro os olhos vejo que não havia necessidade.

A vida escolar é essencial, é importante, nada como a escola existe, a experiência que vivemos por mais de 14 anos nela, mas o que uma instituição ensina, fazendo a sua parte para a educação interdisciplinar, não é todo o aluno que leva isso para a sua vida e realmente se conecta com aqueles valores, mas eu posso dizer, diferente da maioria das pessoas, que terminar esse vínculo vai ser uma das saudades mais grandes que eu vou ter, porque sei que não há nada como o vínculo da escola, e vestibulares, ENEM, concursos é o estudante que precisa ir em busca de aprender esses novos desafios, porque realmente o padrão escolar da (maioria) das escolas não te ensina à estudar uma grande quantidade de assuntos em um tempo limitado e nem te ensina à ter motivação por um grande período de tempo e constante nos estudos.

Nas próximas postagens, falarei mais sobre a minha vida nesses últimos anos, e como o estudo é fator constante nos meus dias e o quanto isso me dá autoestima e felicidade, utilizando a frase de efeito que o Dudow (já acompanho seus vídeos à um significativo tempo) usa: A educação pode mudar nossas vidas, e eu acredito em gênero, número e grau nessa afirmação ♡  

Nenhum comentário:

Postar um comentário